Eduroam

Login e configurações

O Eduroam (education roaming) é um serviço de mobilidade global desenvolvido para a Comunidade Internacional de Educação e Pesquisa e está disponível em todas as instituições de ensino superior filiadas para que estudantes, pesquisadores e equipe das instituições participantes possam acessar a Internet na rede sem fio dentro de seus campi de origem e também em qualquer campi ou instituição que ofereça essa facilidade como provedora de serviço.

O objetivo desse serviço é eliminar a necessidade de múltiplos logins e senhas para obter acesso a internet sem fio. Deste modo, um pesquisador visitante da UFPA poderá utilizar sua própria identificação e senha de acesso da Instituição para se conectar à rede sem fio da USP, por exemplo, e o mesmo ocorre para nossos alunos e pesquisadores em visita a Instituições no exterior.


Usuários que utilizam o Android 11 em diante devem instalar o app Eduroam CAT e seguir as instruções do tutorial para poder usar a rede Wi-fi dentro do campus.

Caso o usuário não possua um e-mail/conta institucional, o mesmo deve entrar em contato com a Coordenadoria de Atendimento do CTIC ou solicitar o serviço via SAGITTA. Usuários externos devem solicitar a criação de suas contas à sua instituição de origem.

instruções de login SIMPLIFICADAS

Aparelhos Android:

  1. ligue a recepção de sinal wi-fi no seu dispositivo;

  2. selecione a rede Eduroam;

  3. preencha os dados de login: seu e-mail (conta institucional) COMPLETO no campo IDENTIDADE e sua senha no campo SENHA. O campo IDENTIDADE ANÔNIMA deve ser mantido em branco.
    Exemplo de preenchimento do usuário: servidor@ufpa.br ou aluno.sobrenome@instituto.ufpa.br, servidor@usp.br e afins.

  4. selecione as configurações avançadas:

    1. em MÉTODO selecione PEAP;

    2. em AUTENTICAÇÃO DE FASE 2 selecione MSCHAPV2;

    3. em CERTIFICADOS selecione NÃO VALIDAR;

  5. agora é só clicar em conectar.

Aparelhos iOs

Seguir os passos 1 a 3 informados acima e selecionar conectar. O usuário será redirecionado para a página de certificado <tapioca.ufpa.br>. Basta aceitar e você estará conectado.

Notebooks e desktops (Windows 10 e Mac OS)

  1. Ative a rede Wi-fi.

  2. Selecione a rede UFPA 2.0 - Institucional.

  3. Preencha os dados de login: seu e-mail (conta institucional) COMPLETO e sua senha. Exemplo de preenchimento do usuário: servidor@ufpa.br ou aluno.sobrenome@instituto.ufpa.br, servidor@usp.br e afins. Clique em Conectar.

  4. Autorize o certificado de rede quando solicitado.

  5. Agora, é só navegar.