Hospedagem de soluções de TIC

CLIQUE AQUI

para ter acesso as normas de publicação de sites no servidor da UFPA e as configurações dos nossos servidores web (sistemas FTP).


Utilize o hiperlink abaixo para acessar os tutoriais de uso da VPN Institucional necessária para gerenciar sites da UFPA.

VPN

O que você precisa saber sobre...

Hospedagem de soluções de TIC nos servidores da UFPA

  1. Quem pode publicar um site no servidor da UFPA?
    Apenas professores e servidores da UFPA que possuam comprovação de seu vínculo com a Instituição podem solicitar o serviço.

  2. O CTIC cria sites?
    Não. O CTIC não é responsável pela criação, inserção de conteúdos, manutenção ou atualização de sites hospedados no
    data center da UFPA. Essas são atribuições das subunidades responsáveis pelos sites.
    As responsabilidades do CTIC se restringem a (1) fornecer um domínio <.ufpa.br>, (2) manter o endereço disponível na web (online) e (3) manter o controle de acesso ao serviço.

  3. Usar VPN é obrigatório para gerenciar sites ou servidores hospedados no data center da UFPA?
    Sim. A VPN é necessária porque permite acesso ao
    s serviços através do nosso sistema de segurança.

Guia rápido para administração de sites

Registro dos domínios

Todo servidor da UFPA pode solicitar o registro de um domínio <.ufpa.br> de modo a publicar suas atividades vinculadas a instituição sem gastos. Para isso, o interessado deve realizar a sua solicitação via SAGITTA (Sistema de Atendimento) selecionando a unidade CTIC e o assunto Sites institucionais e seus assuntos (na categoria Hospedagem de sites e serviços). É necessário encaminhar juntamente com essa solicitação um memorando ao diretor do Centro com a solicitação e o termo de responsabilidade devidamente preenchido e assinado. Os registros serão inseridos no DNS (Sistema de Nomes de Domínio) e um IP externo será disponibilizado ao usuário. O usuário, ao ser informado do registro, deve realizar os testes solicitados e informar ao técnico que estiver atendendo a sua chamada, via comentário, sobre os resultados para que a chamada possa ser encerrada corretamente.