Migração
Docentes, técnicos administrativos e discentes
Para migrar, os servidores e alunos devem fazer a solicitação via SAGITTA: a opção de migração para o G Suite está disponível nos serviços do CTIC, na categoria Correio Eletrônico, escolha "Adesão ao G Suite". Acesse aqui o tutorial.
Dica: Antes de fazer sua solicitação, organize sua conta de e-mail antiga, apagando mensagens desnecessárias em todas as pastas e limpando a lixeira, reduzindo o tempo de migração.
Após sua solicitação de migração para o G Suite, as caixas de e-mail do ambiente correio.ufpa.br deixarão de receber mensagens - os novos emails serão entregues na caixa de entrada do Gmail institucional.
Gradativamente, todos os seus e-mails hospedados no correio.ufpa.br serão migrados para a plataforma G Suite, um processo automático e em segundo plano.
O tempo de migração irá variar de acordo com tamanho de sua caixa de entrada e da quantidade de pastas e mensagens a serem migradas. É importante que todos tenham ciência de que processo de migração segue as regras impostas pela Google e certos tipos de conteúdo não são migrados.
O que será migrado?
Mensagens de e-mail, pastas e subpastas;
O que NÃO será migrado?
Mensagens classificadas como SPAM pelo filtro do Google;
Mensagens com tamanho maior que 25 MB, incluindo anexos;
Mensagens de sistema, como aviso de cota (“Quota Warning”);
Anexos que tenham senha ou usem criptografia;
Contatos (Como exportar contatos do Correio para o G Suite);
Filtros configurados (Como criar novos filtros no G Suite);
Assinaturas (Como adicionar uma nova assinatura no G Suite);
Enquanto o processo de migração de todos os seus e-mails não estiver concluído, todos os e-mails antigos continuarão disponíveis para consulta no correio.ufpa.br.
Observação: discentes que só possuem conta institucional para rede sem fio ou periódicos, no momento da adesão, será criada a conta no G Suíte e não haverá o processo de migração de mensagens.