Configurações de Sites
Normas básicas para publicação de sites no servidor da UFPA
É necessário que a pessoa interessada em publicar o site:
Apresente documento de identidade com foto;
Preencha uma ficha de cadastro;
Assine um termo de responsabilidade pelo site;
Possua a documentação exigida para solicitação de acesso ao serviço de FTP.
O nome do site(domínio) deverá se enquadrar nas normas e disponibilidade dos serviços do CTIC/UFPA.
O serviço é de hospedagem de sites, a programação, atualização, design e diagramação dos mesmos é de responsabilidade do usuário.
Observação: Caso o coordenador(a) / orientador(a) não possua carimbo pessoal, o ofício deve conter a assinatura e carimbo pessoal de outro docente, com cargo de chefia, que possa responsabilizar-se por quaisquer eventuais problemas com o aluno(a).
Configurações dos Servidores Web da UFPA
Apache
ModSecurity
Mysql MariaDB
PHP
Os servidores web da UFPA são aderentes ao padrão W3C. Recomenda-se a verificação deste requisito ao site que será hospedado.
Boas práticas de programação em php também são recomendadas.
Qualquer tipo de upload via site só deve ser feito utilizando FTP/TLS , ou via banco de dados.
Recomenda-se que a atualização de layout seja feita de forma off-line e após isso seja feito o upload do novo template via FTP (vide tutorial de uso do sistema FTP).
Qualquer tipo de página só pode enviar e-mail via configuração de usuário e senha de e-mail da UFPA.
Gerência de base de dados e FTP do site só é permitida nos clientes de serviço padrões da UFPA que se encontram devidamente descritos nos tutoriais de utilização de FTP e de Administração de Banco de Dados.
Não é recomendada a utilização de gerenciadores de conteúdo, plug-ins, add-ons, módulos, componentes e outras soluções webs que não sejam aderentes as configurações aqui descritas.
A cota que cada usuário de site tem é de 400MB.
Tutorial de Download e instalação do sistema FTP para gerenciamento de banco de dados.